segunda-feira, 23 de março de 2009

MGmaps – Como colocar mapas offline


Neste tutorial aborda-se a maneira de colocar mapas off-line usando o mGmapMaker. Também é possível utilizar o Map Tile Cacher, mas como este é um programa escrito em Perl (linha de comandos) não vai estar neste toturial.

Para se ter os mapas offline no mgmaps é necessário ter os seguintes programas:

Passos:

1º) Instalar o MGmaps no telemóvel, da mesma mesma forma que se instala qualquer aplicação java no telemóvel. Se tiver um telemóvel nokia, tenha em atenção a instalação de uma versão com assinatura (assigned);

2º) Instale o mGmapsMaker e depois vá para o site do Map Creation Tool, e lá seleccione a zona do mapa que pretende retirar o mapa, através de uma figura geométrica com mais de 2 vértices (mínimo triângulo), utilizando para isto o botão direito do rato.

mgmaps

i) Na secção “Zoom Level” escolha a profundidade de zoom que pretende;

ii) No nível de detalhe tem várias opções, pelo que a melhor é a predefinida, “Fast and rough”;

iii) A secção “Type of map” tem um leque basto de vários mapas;

Após ter feito os passos anteriores, escolha a opção “Generate!”, e grave o ficheiro em formato .map .

3º) Entre com o mGmapsMaker, e deverá aparecer algo deste género:

image

Escolha um valor de Hash size de 97, porque assim conseguirá aceder aos mapas mais rapidamente, isto porque em vez de ter os mapas todos numa pasta, este faz com que cada parte do mapa fique dentro de uma pasta, e no telemóvel é mais fácil abrir uma pasta com 5 a 6 partes do mapa, do que ter uma pasta com 1000 mapas.

Por fim seleccione a opção “Go…”

Nota: Não tente fazer download de uma área basta do google maps, porque a google desenvolveu um sistema, no qual se exceder uma determinado número de downloads por segundo, o servidores não vão deixar tirar a parte restante do mapa. Antes era possível fazer o download de uma zona muito extensa, porque a google não olhava para mGmaps como um bom projecto, só que depois este começou a crescer e a tornar-se muito melhor que o projecto java da google, um dos exemplos disto foi ao fazer uma pesquisa no google por “google” e aparecia como terceiro item o mGmaps. Desta forma a google começou a implantar algumas restrições.

4º) Depois de fazer o download, localize a pasta MGmapsCache e copie para o seu telemóvel, se possível use um cabo, porque este tem uma taxa de transição de dados maior. Isto é capaz de demorar um bocado, mas o produto final vale definitivamente a pena. Quando acabar de copiar, pegue no seu telemóvel e vá a opções e escolhe disponibilizar os mapas offline, e aí ser-lhe-à pedido a localização da pasta. Pelo que terá de a localizar, não se esqueça de ir ao menu e escolher os mapas que tem.

Nota: Ligue novamente o seu telemóvel ao computador, e vá às opções da pasta MGmapsCache e torne-a invisível, isto torna o acesso ao seu cartão de memória mais rápido.

3 comentários:

Luiz Alves Neto on 15 de abril de 2009 às 11:32 disse...

fiz os passos indicados... porém a hora que abro o arquivo num aparece nada. Não acho a opção de disponibilizar os mapas offline, que devo fazer?????????

eiyn on 16 de abril de 2009 às 00:53 disse...

Olá Luiz, o que tens de fazer é entrar no programa MGmaps e procurar o menu com a opção "settings" (número 7). Depois entras na opção "settings" e vais ao "map browsing"; lá vais encontrar a opção "stored maps", que vais ter a activar. Também tens de especificar a pasta onde gravas-te os mapas (no campo "Storage Path").

Japa on 4 de julho de 2009 às 15:48 disse...

os mapas funcionaram com o motorola a1200??

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivos

 

Copyrights@ 2008 All Rights Reserved Every Information You Need.

Fontes - Youtube | Wikipédia | Discovery Channel | Search in Google